terça-feira, 15 de novembro de 2011

ANATOMIA DO CRÂNIO

                                       CRÂNIO


O crânio ou esqueleto ósseo da cabeça, situa-se na extremidade superior da coluna vertebral e é dividido em dois grupos de ossos: o crânio consiste em 8 ossos craniais e a face com 14 ossos faciais.
Os oito ossos cranianos são dividido em calvária e (calota craniana) e assoalho.
Calvária:
1.Frontal;
2.Parietal direito;
3.Parietal esquerdo;
4.Occipital.
Assoalho:
1.Temporal direito;
2.Temporal esquerdo;
3.Esfenóide;
4.Etmóide.














 Vista superior do crânio

A parte superior do crânio (calvária). É atravessada por quatro suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio):

  • Sutura Coronal ou Bregmática: entre os ossos frontal e parietais
  • Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana)
  • Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital
  • Sutura Escamosa: entre o parietal e o temporal
Alguns Pontos Antropométricos do Crânio:
  • Bregma - ponto de união das suturas sagital e coronal
  • Lâmbda - ponto de união das suturas sagital e lambdóide
  • Vértex - parte mais alta do crânio
  • Gônio - ângulo da mandíbula
  • Ptério - ponto de união dos ossos parietal, frontal, esfenóide e temporal

 


                                                   
                                                                  




Osso FRONTAL: É o osso da calvária mais prontamente visível. Esse osso, que forma a fronte e a parte superior de cada órbita.

O osso frontal apresenta duas caras: uma, posterior e côncava, a cara interna (endocranial ou cerebral). A outra, anterior, angulosa e projetada para frente, a cara externa (exocranial ou cutânea).
Articulação: O osso frontal articula-se com quatro ossos: parietal direito e esquerdo, esfenóide e etmóide.




Ossos PARIETAL: Os ossos parietais, formam os lados e a abóboda craniana.  É um osso par, possuindo dois lados: esquerdo e direito. Este lados são unidos pela sutura Sagital. É um osso achatado.
Articulação: Os ossos parietais articulam-se  com o outro osso parietal, o frontal, o temporais, e o occipital.






 Osso OCCIPITAL: O osso occipital está localizado na parte posterior do crânio e.É dividido em quatro partes: uma basilar, uma escamosa e duas laterais.O principal acidente anatômico encontrado é o forame magno. A região delimitada pelo forame, além de ser o local de comunicação entre a cavidade craniana e o canal vertebral, é também onde a medula espinhal se converte em medula oblonga - contínua com o bulbo do tronco encefálico. Pelo forame magno passam as meninges, raízes espinhais, ramos meníngeos do primeiro ao terceiro nervos cervicais, artérias vertebrais e artérias espinhais.

Articulação: Articula-se com os ossos parietais, temporais e esfenóide, bem como com a primeira vértebra cervical - o atlas.
 
 

Ossos TEMPORAL: O osso temporal é um osso par que forma as laterais do crânio ou têmporas. É um osso irregular e situa-se ínfero-lateralmente. Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os 3 ossos do ouvido médio. A saliência óssea atrás da orelha chama-se Apófise Mastóide.

Articulações: Cada osso temporal articula-se com três ossos crânianos: uma parietal, esfenóide e o occipital. (cada osso temporal




SELA TURCA:  sela turca teria aparência similar à da Figura. Deformidade da sela turca é frequentemente o único indício de uma lesão intracraniana; logo, a radiografia da sela turca pode ser muito importante. A depressão da sela turca e o dorso da sela são mais bem vistos no perfil. Os processos clinóides anteriores são anteriores e superiores a sela turca, e os processos clinóides posteriores são vistos como pequenas extensões localizadas acima do dorso da sela.








Osso ESFENÓIDE: O osso esfenóide é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas.

O osso esfenóide articula-se com: Frontal, Parietal, Temporal, Occipital, Zigomáticos, Maxilas.

Osso ETMÓIDE: O etmóide é um osso denominado curto, uma vez que a sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio de nenhuma destas dimensões. Este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial.A lâmina horizontal é também chamada lâmina crivosa devido aos crivos (orifícios) que possui.
Articula-se : Com com dois ossos crânianos o frontal e esfenóide, e os onze ossos da face.



FACE:
  •  2 lacrimais
  •  2 nasais
  •  2 maxilas
  •  2 zigomáticos
  •  2 palatino
  •  2 corneto inferior (concha nasal inferior)
  •  1 mandíbula
  •  1 vômer.

 
Osso LACRIMAL: É o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.







 
 

Osso NASAL: São dois pequenos ossos oblongos, variando de tamanho e forma conforme a pessoa e sua idade. Eles tão dispostos lado a lado na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte" do nariz.






    

Osso MAXILA: É formada por dois ossos geminados – as maxilas - que, nas extremidadesrostrais (na linha média), articulam-se entre si em sínfise (fixa) e, nas restantes superfícies recebe os ossos nasais, palatino, etmóide, frontal e, nas regiões laterais, com os zigomas (as “maçãs do rosto”).
Cada maxila contém, da parte mediana à posterior, onze alvéolos para a inserção dos dentes, respectivamente: três alvéolos, que aumentam de tamanho do primeiro para o terceiro, para o engaste dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; quatro alvéolos pré-molares e três molares.



Osso ZIGOMÁTICO:  é um osso par do crânio humano. É achatado, de forma quadrangular, apresentando 2 faces, 4 bordos e 4 ângulos.Se articula com a maxila, osso temporal, a grande asa do osso esfenóide e o osso frontal. Forma parte da órbita e geralmente é referido como o osso da bochecha ou osso malar. Está situado acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e partes das fossastemporaleinfratemporal.



Concha NASAL: Concha nasal (ou sistema turbinado) é uma protuberância óssea na parede lateral da fossa nasal. As conchas nasais estão localizadas lateralmente nas cavidades nasais, curvando-se medialmente e para baixo em direção à via respiratória nasal. Cada par é composto por uma concha nasal de cada lado da cavidade nasal, dividas pelo septo nasal. Os três pares, com seus componentes esquerdo e direito, são:

•Concha nasal superior (parte do osso etmóide)
•Concha nasal média (parte do osso etmóide)
•Concha nasal inferior


Concha INFERIOR: A concha nasal inferior ou corneto inferior se estende horizontalmente ao longo da parede lateral da cavidade nasal e consiste de uma lâmina de osso esponjoso, curvada em si mesmo. Cada concha nasal inferior é considerada um par de ossos faciais já que elas surgem dos ossos maxilares e se projetam horizontalmente dentro da cavidade nasal. Na passagem do ar, ele é aquecido, umedecido e limpado. Superior à concha nasal inferior está a concha nasal média e a concha nasal superior.




Osso da MANDÍBULA: Nos vertebrados, a mandíbula é o componente móvel (se movimenta nos três planos: sagital, frontal e transversal) do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Sua forma é semelhante a uma ferradura horizontal com abertura posterior (corpo), de cujas extremidades livres saem dois prolongamentos (ramos). Na parte posterior, há uma articulação sinovial, com os ossos temporais através do processo condilar, alongado ortogonalmente ao plano medial; esta articulação designa- se Articulação Temporomandibular (ATM).




Osso VÔMER: O vômer ou vômer é um do ossos ímpares do crânio. Ele está situado na linha sagital mediana, e se relaciona com o osso esfenóide, osso etmóide, ossos palatinos esquerdo e direito e os ossos maxilares esquerdo e direito.














 

 



 

















 


 


 




3 comentários: