terça-feira, 15 de novembro de 2011

PLANOS E LINHAS DA CABEÇA




PLANO DE FRANFUTR: O "Plano" de Frankfurt na fotografia passa pelo meio do trago no conduto auditivo externo e ponto onde se imagina que está a margem inferior da órbita. Pela palpação, no indivíduo ao vivo, pode-se localizar a borda inferior da órbita, na fotografia não se consegue esta localização com segurança. O Ponto Orbitário é marcado por avaliação, sem precisão






LINHA "A": Linha Glabelomeatla (LGM)
LINHA "B" :LInha Orbitomeatal (LOM)
LINHA "C" :Linha Infra Orbitomeatal (LIOM)
LINHA "D": Linha Acantiomeatal (LAM)
LINHA "E": LInha Lábio-meatal (LLM)
LINHA "F": Linha Mentomeatal (LMM)
(LGA) Linha Glabeloaveolar




LINHAS

• Linha biauricular: Linha que vai de poro acústico externo ao outro. Coincide com o plano biauricular.

• Linha interorbital ( interpupilar ): une o centro das duas órbitas ou o centro das duas pupilas quando os olhos estão olhando diretamente para frente.
• Linha infra-orbitomeatal: Também conhecida como linha horizontal alemã, linha antropológica, linha de Frankfurt ou linha de reid. É uma linha que vai da borda inferior da orbita ao teto do poro acústico externo do mesmo lado. Coincide com o plano infra-orbitomeatal (plano horizontal alemã).
• Linha orbitomeatal ou meatorbitária: Também denominada linha horizontal americana, é uma linha que vai da borda externa (lateral) de uma órbita ao centro do poro acústico externo do mesmo lado. Coincide com o plano orbitomeatal (plano horizontal americano). Forma um ângulo aproximado de 12° com a linha infra-orbitomeatal (linha horizontal alemã).
• Linha trago-mentoniana: Também conhecida como linha meato-mentoniana, é uma linha que vai do trago (cartilagem anterior da orelha externa) ou poro acústico externo à protuberância mentual (mento), com boca fechada. Forma um ângulo aproximado de 40° com alinha infra-orbitomeatal ou aproximadamente 52° com linha orbitomeatal.
• Linha de Chamberlain: É uma linha que vai do palato duro à borda póstero-superior do forame magno.

PLANOS

• Plano sagital: Todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio que, na posição em pé, estendem-se de ventral para dorsal. O plano sagital mediano (= plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais.

• Plano frontal: (= plano coronal): Todos os planos com trajeto paralelo à testa ou à sutura coronal do crânio que, na posição em pé, atravessam o corpo.
• Plano biauricular: plano frontal (coronal) mediano que passa pelos poros acústicos externos dividindo a cabeça nas partes anterior e posterior.
• Plano infra-orbitomeatal: Também conhecido com plano horizontal alemão, plano antropológico, ou plano de Frankfurt. É um plano horizontal perpendicular aos planos frontal (coronal) e sagital, que vai da borda inferior das órbitas ao teto dos poros acústicos externos, dividindo a cabeça em partes superior e inferior.
• Plano orbitomeatal ou plano meatorbitária: Também denominado plano horizontal americano, é um plano que vai dos poros acústicos externos às bordas externas das órbitas. Forma um ângulo aproximado de 12º com o plano infra-orbitomeatal (plano horizontal alemão).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário