Célula: Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Anatomia sistêmica: o corpo humano é uma unidade estrutural e funcional, formada por 10 unidades menores chamadas sistema. Esses 10 sistema são: (1) esquelético, (2) circulatório, (3) digestório, (4) respiratório, (5) urinário, (6) reprodutor, (7) nervoso, (8) muscular, (9) endócrino, (10) tegumentar.
Anatomia Esquelética: O sistema esquelético está composto por 206 á 208 peças duras, resistentes e flexíveis chamadas ossos, pelas cartilagens que são partes mais moles que recobrem as extremidades dos ossos e estrutura do nariz, do pavilhão do ouvido e das costelas.
Os ossos contêm dois tipos de tecido ósseo: o osso compacto e o osso esponjoso. O denominado osso compacto se localiza na parte externa, embaixo do periósteo (a membrana conjuntiva que reveste os ossos) de grande dureza e densidade, cuja espessura depende da exigência mecânica. O osso esponjoso é o de menor peso, apresentando espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Geralmente, localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise.
Funções do esqueleto: Sustentação, Formato do corpo,Fixação muscular, Reservatório de sais de cálcio, Proteção,Hematopoiese.
Sistema circulatório: Sua função é transporte e proteção são as principais funções desempenhadas por estes tipos de circulação. É formado pelo coração, sangue e vasos sanguíneos. Suas funções são:
- Remover resíduos celulares e o dióxido de carbono das células.
- Transportar água, eletrólitos, hormônio e enzimas.
-Proteger contra doenças.
-Prevenir hemorragia formando coágulo sanguíneos.
-Ajudar a regular a temperatura do corpo.
Sistema Digestório: é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. O canal alimentar é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Órgão acessórios da digestão incluem as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
A dupla função do sistema digestório é a seguintes:
1- Preparar o alimento para a absorção pelas células, através de númerosos processos físicos e químicos de degradação.
2- Eliminar resíduos sólidos do corpo.
Sistema Respiratório: É formado por dois pulmões e uma série de passagens que ligam os pulmões ao meio externo. As estruturas que formam a via de passagem do ar, do exterior até o interior dos alvéolos pulmonares, são o nariz, a boca, faringe, laringe, traqueia e árvores brônquica.
As três funções do sistema respiratório são as seguintes:
1- Levar oxigênio para o sangue e consequentemente para as células.
2- Eliminar dióxido de carbono do sangue.
3- Auxiliar no equilíbrio ácido-básico do sangue.
Sistema Urinário: é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. As células produzem muitos resíduos que são produtos das atividades das células e que devem ser eliminados (excretados) do organismo, além de substâncias que estão em excesso no sangue. Tais resíduos são chamados excretas.
Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:
-Do sistema urinário através da urina
-Da pele através do suor
-Do sistema respiratório (eliminando o gás carbônico).
Sistema Reprodutor Feminino: é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica.
Sistema Reprodutor Masculino: é o sistema encarregado de perpetuar a espécie através do ato sexual. No ser humano, ele funciona à base de estímulos físicos e nervosos. Assim como o feminino, ele dispõe de uma parte externa e de uma parte interna,
-Parte interna: Téstículos: duas glândulas ovóides envolvidas pela bolsa escrotal. Durante o desenvolvimento embrionário, ficam alojados na cavidade abdominal, e antes do nascimento ja devem ter migrado para o saco escrotal.
Parte Externa: O pênis é o órgão muscular encarregado de depositar os espermatozóides no interior da vagina. Compreende grande parte da uretra.
Sistema Nervoso: É formado pelo cérebro, medula espinhal, nervosos, gânglios e órgão sensoriais especiais, como olhos e orelhas. Monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano.
Sistema Muscular: Permite moverem-se, tanto externa, como internamente. Incluem todos os tecidos musculares do organismo e é subdividido em três tipos: (1) esquelético, (2) visceral e (3) cardíaco.
A maior parte da massa muscular do organismo é composta de mesculatura esquelética, que é estriada e está sob controle voluntário.
A musculatura visceral, que é lisa e involuntária, localiza-se na parede dos órgão internos ocos, como os vasos sanguíneos, o estômago e os intestinos. Esses músculos são chamados de involuntários. O músculo cardíaco é encontrado apenas nas paredes do coração e é involuntário, apesar de estriado.
As três funções do sistema muscular são as seguintes:
1- Permitir movimentos, como a locomoção do organismo, ou o movimento de substância através do canal alimentar.
2- Manter a postura
3- Produzir a postura.
Glândulas Endócrinas: São todas a glândulas sem ductos do organismo. Incluem os testículos, os ovários, o pâncreas, as supra-renais, o timo, a tireóide, as paratireóides, a pinel e a hipófise. A placenta atua como glândula endócrina temporária.Os hormônios, secretados pelas glândulas endócrinas, são liberados diretamente na corrente sanguínea.
A função das glândulas é regular as atividades corporais através de vários hormônios levados pelo sistema cardiovascular.
Sistema Tegumentar: é o sistema de proteção do esqueleto seres vivos e engloba a pele, pêlos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de vírus no ser vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário